Notícias

Novidades 03/01/2024 22:56

Núcleo de Inovação aproxima jovens do Ecossistema

Aproximar Jovens do Programa Start do Pelotas Parque Tecnológico foi uma das pautas de reunião do Núcleo

Por: ACP

 

Realizar a aproximação entre jovens da região com projetos, empresas e startups, através de uma conexão com o Pelotas Parque Tecnológico, abrindo espaços para a sua capacitação, desenvolvimento e crescimento social é mais uma ação do Núcleo de Inovação da Associação Comercial de Pelotas – ACP.  Para isso, o Núcleo iniciou no dia 24 de novembro uma conversa com o assessor especial de Criação de Políticas Públicas da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (SDETI) e Coordenador do Programa Start, o psicólogo Pablo Salomão.

O programa, que iniciou em 2022 e está indo para a sua 4ª turma, foi criado pela Prefeitura Municipal com o propósito de preparar jovens e adolescentes de 16 a 24 anos para o mercado de trabalho, oferecendo capacitações e contribuindo para o estímulo da autonomia e do protagonismo ao longo de três meses de atividades, com encontros semanais. O Start integra o conjunto de políticas públicas executadas dentro do Pacto Pelotas pela Paz, sendo executado em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). 

Durante as atividades do Programa, que conta com uma média de 700 inscritos, os alunos são estimulados a conhecerem as características empreendedoras e o novo mercado atual, além de construírem sua própria Startup no desafio final. Este é o ponto de partida para a principal conexão entre o Ecossistema de Inovação e o Start. A proposta do Núcleo é estimular que após a fase de ideação de startups, os alunos possam experienciar a fase de incubação, se conectando em um ambiente de orientação, que seria no próprio Pelotas Parque Tecnológico, buscando apoio das incubadoras, startups e empresas residentes. Além disso, mentorias poderiam ser disponibilizadas para que os jovens se capacitem a concorrer nos editais abertos pelas incubadoras, obtendo caminhos para tirar suas ideias do papel. 

O próximo passo da iniciativa será a estruturação de um projeto para apresentação e validação, que depende do encontro entre o coordenador do Start, Pablo Salomão, o representante das empresas aceleradas no Pelotas Parque Tecnológico, Jeferson Sigales, e a Diretoria Executiva do Pelotas Parque Tecnológico, para definir um protocolo de ações e caminhos para que os jovens do projeto possam trilhar ao buscar no Pelotas Parque Tecnológico um local para desenvolver seu negócio.

Para o diretor de Tecnologia e Inovação da ACP, André Coelho, diretor da ACTEC Tecnologia e Conectividade, foi muito válido proporcionar essa aproximação entre o Programa Start e o Pelotas Parque Tecnológico, iniciando um processo onde os futuros empreendedores se integrem no ecossistema das incubadoras, possam ocupar novos espaços, utilizar os ambientes disponibilizados para as Startups e levar adiante os seus projetos.

Também estiveram presentes na reunião de estruturação desta parceria o presidente da Associação Comercial de Pelotas, Fabrício Cagol; o vice-presidente do Conselho de Administração – CONSAD do TECNOSUL e Superintendente de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional da UFPel, Vinicius Farias Campos; o Diretor de Relações Institucionais do Pelotas Parque Tecnológico, João Carlos Deschamps; o Diretor Técnico Científico do Pelotas Parque Tecnológico, Edgar Antônio Costa Mattarredona (IFSUL); o coordenador do Projeto Startup Lab e Diretor de Projetos do Pelotas Parque Tecnológico, Felipe Marques (UFPEL); o Diretor de Jovens Empreendedores da ACP e sócio da Elevati Soluções em Tecnologia, Thiago Klug; o Gestor de Tecnologia da Freedom Veículos Elétricos, Rodrigo Real; o Diretor de Operações da Químea Inteligência Ambiental, Flávio Borges; a Analista de Projetos da Lifemed, Aline Scaglioni; e o Diretor Presidente do Candy Valley, Raul Torma. 

 

Núcleo de Inovação da Associação Comercial de Pelotas 

Vinculado à Diretoria de Tecnologia e Inovação da ACP, o Núcleo de Inovação da ACP se propõe a atuar em prol da formação de uma cultura inovadora na região capaz de contribuir para o empreendedorismo e a valorização das empresas de Pelotas, incentivar a formação de novas empresas e startups, estabelecer um ambiente atrativo para novos investimentos e, assim, promover negócios e o desenvolvimento de Pelotas e Região.

Assine nossa newsletter

Carregando