Embrapii apresenta soluções de inovação para a indústria
Diretor da Unidade EMBRAPII InovaAgro-UFPel foi o convidado da Tá na Hora de outubro
Nesta terça-feira (21), a Associação Comercial de Pelotas recebeu o Prof. Dr. Maurício de Oliveira, Diretor da Unidade EMBRAPII InovaAgro-UFPel, para a palestra “EMBRAPII: uma Oportunidade de Inovação para a Indústria de Pelotas”. O encontro reuniu empresários, lideranças e associados no Palácio do Comércio para discutir como universidade, empresa e tecnologia podem caminhar juntas para impulsionar o desenvolvimento da nossa região.
A InovaAgro-UFPel atua na criação de soluções inovadoras para a agricultura e a indústria, com foco em bioeconomia, transformação digital e sustentabilidade. Durante o evento, o Prof. Maurício destacou o papel da EMBRAPII como parceira estratégica das empresas que buscam inovar com agilidade e baixo custo. Mesmo com equipamentos e conhecimentos, custa caro investir na inovação, por isso a Embrapii é um caminho para inovar com agilidade. O projeto é iniciado em no máximo 20 dias, com seis meses de duração. Participam de cada ação professores, alunos e pesquisadores, com 90% do orçamento vindos da Embrapii.
“A indústria traz o desafio, a InovaAgro estrutura o projeto e a EMBRAPII acelera o desenvolvimento. O resultado são produtos prontos para o mercado”, explicou. O palestrante alertou ainda que o uso da tecnologia traz economia para as empresas, lembrando que existe muita competência na área e não falta dinheiro para desenvolver projetos de inovação. “O risco é bastante reduzido. Tempos autonomia para apresentar o projeto e recursos existem”, disse o diretor, citando o montante de R$ 122 milhões para serem aplicados em projetos da Embrapii Pelotas. Em nível nacional, foram mais de três mil projetos executados – 30 deles em andamento na região de Pelotas.
O presidente da ACP, Fabrício Cagol, ressaltou o papel da entidade em conectar os setores produtivos e fomentar oportunidades: “Trazer a EMBRAPII e o InovaAgro para perto das nossas empresas é abrir caminho para um novo ciclo de desenvolvimento regional.”
Fotos: @jof0lha














